sexta-feira, 4 de abril de 2014

Dicas para uma boa redação no vestibular

[Atualizado em 04/11/2015]

Para uma boa redação, três coisas são importantes: uma boa argumentação, gramática correta e coerente e ter organização.




Argumentação:

Para ter uma boa argumentação, é necessário conhecer o assunto que será abordado. Ou, ao menos, conhecer pontos estratégicos que o ajudarão em sua redação. É interessante, acompanhar os acontecimentos do mundo através das mídias de notícias. Começando sua redação, na introdução, você irá colocar seu conceito sobre o assunto. Uma idéia básica e em poucas linhas (no máximo 5) sobre o que você acha sobre tema. No desenvolvimento, é a hora de você escrever de forma mais completa, todos seus pontos de vistas relevantes sobre o assunto. Uma dica, é lembrar desta ordem: 1º- O que é? 2º- Como Ocorre? 3º- Qual a causa? 4º- Quais as consequências? 5º- Aspectos positivos. 6º- Aspectos negativos. 7º- Uma exemplificação. Talves você não precisará usar todos esses passos mas te-los em mente irá garantir uma boa argumentação. E na conclusão, você irá fechar sua redação com seu ponto de vista final, como se fosse uma visão futura do que poderá acontecer, ou da consequência da sua explicação anterior.

Gramática.

A melhor forma de aprender a escrever, é escrevendo e lendo. Você precisa treinar! Você pode escrever uma redação por dia para ir treinando. Leia sua redação, procure erros, se puder, procure alguém para corrigir, caso não tenha, escaneie e me envie por email, filipewvs@hotmail.com , que no possível, tentarei ajudar. A leitura é muito importante, ela acrescenta informações e dados em sua memória, isso trará maior poder de argumentação. E com a prática, você ganhará uma melhor noção gramátical. Com isso, cometerá menos erros de português. Você aprenderá a escrever de forma correta, usar a pontuação correta e irá adquirir agilidade na leitura. Esse último será muito importante para você ganhar tempo para resolver as outras questões da prova.

Organização.

Como organizar a redação?

A forma mais simples de organizar sua redação, continua sendo o modelo: “Introdução -> Desenvolvimento -> Conclusão”. Digamos que seja pedido uma redação de aproximadamente 20 linhas. Na INTRODUÇÃO, você poderá usar aproximadamente 4 linhas, no DESENVOLVIMENTO 12 linhas, e na CONCLUSÃO 4 linhas. Ah, não vai esquecer de dar título a sua redação heim! rsrs

Outras dicas:

- Evite frases longas

- Nunca use expressões do tipo: na minha opinião, eu acho

- Evite gírias

Dica extra, quer ver como se faz uma boa redação?
Pesquise no google redações que tiveram nota máxima no ENEM ou em outros vestibulares. Assim você terá uma ideia do tipo de redação que a banca examinadora pode gostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário